11 de jul. de 2014

Hoshi o Tsugu Mono (Inherit the Stars)

Elevando a temática de sci-fi a uma outra perspectiva, esta bela obra do escritor britânico James P. Hogan foi adaptada aos mangás pelas mãos de Hoshino Yukinobu, que contando com um traço limpo e hiperrealista nos envolve em um mistério seinen futurista.


Inherit the Stars como falado acima é um romance escrito por James Hogan, um assíduo escritor sci-fi que traz consigo uma extensa lista de obras, mesclando aspectos anarquistas e anti-autoritarios em suas obras, refletindo e trabalhando a sociedade mesclada a tecnologia, e o reflexo social que certos avanços gerariam em uma realidade onde algumas dicotomias poderiam ser quebradas.

O espaço retratado pelas mãos do mestre Yukinobu
A trama ocorre em um futuro não tão distante retratado em 205X onde a sociedade alcançou uma fonte de energia limpa e ilimitada, oque imediatamente cessou todos os conflitos do mundo, levando o planeta a uma era de segurança e paz, tamanha que uma corrida desarmamentista ocorreu, onde todos os exércitos foram desmantelados e toda a munição pesada, veículos e bombas de uso militar foram voltadas ao investimento em programas espaciais, sob comando da UNSA (United Nations Space Army) o unico orgão militar do planeta, que não possui armas e que seus esforços estão voltados para o avanço espacial. Vale apontar que neste cenário o único orgão de maior poder e que indiretamente controla as ações da UNSA é o IPC (Internatiotal Peace Committee) que trabalha com a manutenção da paz mundial.

As coisas começam a ficar quentes quando, durante uma expedição aos arredores de uma base lunar, astronautas descobrem uma caverna rasa onde encontram um cadáver de outro astronauta humano, que após análise é comprovado ter 50 mil anos.

Após esta descoberta improvável os encarregados da UNSA reúnem uma equipe de elite para levantar suposições. É ai que entra Dr. Hunt, um controverso cientista com um incrível poder de dedução contratado pela UNSA para averiguar o cadáver juntamente com sua invenção: o Trimagniscope, um aparelho semelhante a um caixão que faz leituras de uma area e a recria em imagem holográfica com tamanha precisão que é possível fazer leituras em camadas, leituras térmicas e até mesmo manipular a imagem a vontade.

O cadáver mumificado refeito através do Trimagniscope

Mas Dr. Hunt não esta sozinho nesta... junto com um pequeno grupo composto ainda por um importante biólogo o professor Dunchakre, outras areas do conhecimento e ainda um membro do IPC eles vão aos poucos deduzindo e descobrindo uma parte da história esquecida, que promete deixar qualquer um com a boca aberta.

Inherit the Stars é uma bela adaptação que rapidamente nos faz ficar envoltos em dúvidas e suposições, fazendo seu ar de mistério constante ser um contagiante sentimento de "quero mais". Sendo totalmente diferente de títulos futuristas e sci-fis que vemos nos mangás que acabam por agregar elementos de shounen. Inherit the Stars acaba sendo um pouco mais parado, trazendo uma abordagem política, social e investigativa, mas que nem por isso deixa de ser MUITO interessante!

Vale lembrar que Hoshi o Tsugu Mono como ficou seu título em japonês recebeu em 2013 no Seiun Awards (premiação sci-fi japonesa) o título de melhor obra de mangá sci-fi do ano (Já foram vencedores do prêmio famosos mangas como: 20th Century Boys, FMA, Trigun e Gundam).



Infelizmente o mangá conta apenas com seu primeiro volume traduzido para o inglês, rapidamente conquistando nosso coração e deixando um sentimento de tristeza com a espera pelos próximos capítulos. No exterior a equipe que atualmente conta com sua tradução é o scanlator Illuminati-manga. Mas não deixem de conferir o começo desta maravilhosa adaptação !!!


Links para leitura:

Capítulos 1 a 8 (Volume 1 - Em inglês):
 http://www.mangareader.net/inherit-the-stars