Ken Kitano |
Ken então faz o que muitos considerariam impossível: ele larga os estudos e se muda para a Coréia para seguir Yumin e sair com a garota de seus sonhos. Mas para Ken, um japonês jovem e sem formação a realidade é dura e logo ele se vê novamente impossibilitado de dar continuidade em sua tentativa de conquista-la uma vez que para ele é muito envergonhante sua situação de vida e não gostaria de ser visto como um completo perdedor.
No entanto sua vida sofre uma pesada reviravolta quando, após salvar um velinho comerciante de membros de uma gangue local, Ken chama a atenção de Tae-Soo Park, um jovem aspirante a gângster que junto com seus dois fiéis ajudantes Marin e Pick Axe recolhem Ken e o pedem para ser seu líder, por observar seu espírito feroz porém justo.
Ken se vê gradualmente inserido como cabeça de uma gangue que com a liderança estratégica de Tae-Soo aos poucos vão ganhando peso e cada vez mais influênciando o poder político da Coréia, controlando o mercado ilegal e legal e aos poucos criando uma bolha estatal para que com a ruína da Coréia, possam reconstruí-la como uma Coréia digna livre da ganância e do consumo, onde o único foco de corrupção seria controlada por eles.
Tae-Soo Park |
Mas trilhar o caminho da máfia, com poucos membros e contra gangues já bem estabelecidas vai se mostrar uma tarefa muito difícil, e é com a inspiração, coragem e liderança que Ken vai aos poucos abrindo espaço nesse cenário e se mostrando cada vez mais o grande líder que poderia executar as ambições que Tae-Soo tanto sonhara.
Quebrando um pouco esta sinopse caro amigo, venho aqui ressaltar alguns pontos sobre esse mangá que tanto me fazem cada vez mais apenas criar um forte apreço por ele.
Uma obra inacreditavelmente consistente que tem em sua plot um conteúdo muito intenso e real, que aos poucos vai tomando uma forma cada vez mais densa e madura, onde você acompanha o crescimento como gangue e como pessoa de Ken, onde vemos que em muitas horas a leitura cessando com cenas apenas de lutas para tratar de um escopo sócio-político pesado, indo da corrupção a "legalizações" que montam todo o cenário do submundo do crime, dessa forma dando ao leitor não só uma qualidade visual deslumbrante mas uma história tão rica que foge completamente do mainstream inclusive dos seinens que estamos acostumados a ler pois nos induz a criar um senso crítico sobre esse cenário fictício no entanto muito real e seus desdobramentos.
E agora a arte, ahhh que bela arte. Se já não basta nos dar um rigojizo em questão de seu conteúdo ainda temos que "lidar" com um traço e perfeccionismo de mestre Boichi (nome artítisco do mangaká Sul Coreano Mujik Park) que é de uma qualidade tão incrível que muitas vezes assim como em One Piece ou Berserk nos fazem ficar horas e horas admirando os detalhes de fundo ou ambientação.
E tendo citado a obra de Kentaro Miura (Berserk), Sun-Ken Rock traz a mesma sensação em algumas páginas em que vemos Ken sendo retratado de uma forma tão bestial que faz o nosso sangue pulsar.
Boichi em alguns extras conta também sua forma de dar vida ao cenário e aos movimentos, onde não só retrata lugares reais da Coréia e do Japão, como em alguns casos chegou a até mesmo contratar lutadores de kung-fu e outras artes para que encenassem combates para que ele pudesse captar a essência desses movimentos em seu mangá.
Confira essa obra e tire suas próprias conclusões! Sun-Ken Rock encontra-se em seu 21º Volume e está em seus arcos finais. A série conta ainda com dois Gaiden's e um Spin-off diretamente ligado que acontece alguns anos após o que seria o termino do mangá, que também merece futuramente uma própria postagem aqui sobre. Infelizmente não existe informações sobre sua serialização ou filmes no momento (ou que eu tenha encontrado hahaha).
Links para leitura:
*Sun-Ken Rock: Capítulo 1 - 153 - presente traduzidos em PT-BR: http://br.mangahost.com/manga/sun-ken-rock
*Sun-Ken Rock Gaiden: Dango Knight - PTBR: http://br.mangahost.com/manga/sun-ken-rock-gaiden-dango-knight
*Sun-Ken Rock Gaiden: Yumin - ENG: http://mangafox.me/manga/sun_ken_rock_gaiden_yumin/