Em 2012 o jovem mangaká Tomohiro Yagi, ganhava o Golden Future Cup com seu one-shot intitulado "Goblin Night", que posteriormente seria serializado sob o título de Iron Knight pela Weekly Shonnen Jump no final de 2013.
Goblin Night |
No meio de toda esta confusão, Teppei Ushizume (10 ?) acaba por ser uma das pessoas que sofrem esta mutação, aos poucos se tornando o Iron Knight, uma espécie de demônio de metal com propriedades de magma.
Por acordar no meio do nada e tendo que aprender aos trancos e barrancos sobre a realidade em que se encontra, a trama acaba por desenrolar-se sobre Teppei tentando ao passo que compreender o que está acontecendo com o mundo e consigo mesmo, procurar sua família e amigos.
Teppei encontrando os Goblin's pela primeira vez. |
Na teoria, o "Boku no Hero" que não vingou....
Muitos ficaram descrentes com o corte abrupto que a série recebeu, não chegando ao seu 10º capítulo sem que antes já começassem a falar de seu cancelamento.
Agora, gostaria de especular um pouco com vocês, com base em meu escasso e pequeno conhecimento sobre os mangás em geral e sua forma de publicação no Japão e gostaria que se você estiver lendo isto e puder de alguma forma acrescentar, corrigir ou opinar, sinta-se livre.
Primeiramente é importante desassociar dois pontos: o one-shot, intitulado, Goblin Night que originou Iron Knight e o one-shot do Iron Knight.
Em um temos de forma crua um parâmetro do que o mangaká gostaria de trabalhar se lhe fosse dado mais "terreno" e no outro temos a primeira concepção do que ele gostaria de trabalhar. Ambos os one-shots trazem Teppei ( Mamoru em Goblin Night) como um colegial vivendo a situação da transformação abrupta da sociedade em puro caos, com o aparecimento repentino do vírus goblin que torna as pessoas em monstros que buscam a destruição. No caso do one-shot de Iron Knight que já nos é mais pertinente comentar, temos um enfoque rápido, sombrio e explícito das potencialidades morais que a situação causa bem como já suscita algumas questões que colocarei mais abaixo em uma área reservada para spoilers.
A única notável diferença entre Goblin Night para o one-shot de Iron Knight e que se manteve no próprio Iron Knight foi a suavização da forma "Goblin" de Teppei, que mesmo com os chifres mais acentuados, parece mais humano do que a figura (muito mais satânica e dahora) que nos é apresentada em Goblin Night. No entanto, as coisas ficam estranhas quando com o lançamento da série, a idade de Teppei é mantida em 10 anos, da mesma forma como começa no one-shot e a história se prolonga a partir dai, cancelando evoluções de relacionamentos do one shot e cancelando desfechos também apresentados no mesmo. E por que senhores? O que ocorreu para infantilizarem tanto a trama apresentada e mesmo trazendo a temática de forma mais substancial não foi forte o suficiente para a série emplacar? Quem devemos culpas? Os leitores? pais? editores? ou até mesmo o próprio mangaká?
De certo não tenho a resposta sobre à quem deve recair a culpa destas mudanças de enfoque e posteriormente o próprio cancelamento da série, mas tenho um pensamento sobre o caso que pode ser um dos grandes motivos por trás. Infelizmente para tal, necessito refletir a cerca de acontecimentos que tanto são comentados rapidamente no one-shot como revelados no fim abrupto da série, portanto para você que anda não leu e se importa com spoiler, pule para a descrição em azul com os links para leitura e em seguida leia o restante do post...
Iron Knight |
......SPOILER AHEAD !
-> Pelo pouco conteúdo que nos é entregue, podemos rapidamente compreender que apesar das batalhas e da busca de Teppei por seus amigos, o enfoque moral e psicológico da trama é imenso. Só de parar para analisar que os Goblins outrora foram homens e que eles oscilam em nível de consciência / inconsciência e também de "forma", e isto somado a revelação final de que os goblins seriam o estado inicial do ser humano, sendo assim um retrocesso evolutivo, podemos concluir que eles nada mais são do que o "eu" interior.
Exatamente amiguinhos, o "eu" mais desprezível, egoísta e moralmente incorreto que pode habitar dentro de você se revela, jogando-se a um estado instintivo que visa puramente a destruição. Nesta perspectiva, os personagens que teriam o controle de sua transformação e que tem as transformações mais diferenciadas dos goblins comuns, poderiam ser mais imorais e conscientes de suas práticas erradas, fazendo assim suas transformações ainda serem ligadas a estes sentimentos, como o caso do monstro que controla outros goblins, facilmente condizente com a personalidade manipuladora da personagem.
Claramente nosso herói nisto tudo, acaba por ser a "alma pura" (talvez ai até o porque da idade, apesar de ainda não me vender...) do negócio, podendo controlar seus instintos primitivos e usá-los em direção ao seus objetivos, ligados a justiça, amor e paz.
- Tá, ok, mas onde o cancelamento se encaixa nisso tudo?....
Justamente, pelo o que me parece, a população japonesa em geral não parece de fato aberta a suscitar críticas morais neste nível psicológico, mesmo não se importando com alguns níveis de violência e questões morais simples, que vemos em outros títulos, este em especial, para o nicho escolhido, esta releitura de que todos nós teríamos este algo horrendo dentro de cada um, me parece o tipo de realidade e de visão que algumas pessoas não concordariam ou se agradariam com.
Não sei também se o mangaká pretendia trazer este assunto de maneira sutil como forma de passar esta mensagem aos jovens e ainda fazer sucesso com um traçado e dinâmica mais shounen, (todos temos que ganhar o pão de cada dia não?) mas não posso deixar de me perguntar o porque de não ter levado seu trabalho a um público mais seinen logo de cara e tratar deste assunto. Seria uma questão de aprendizado ao público mais jovem? Estas questões infelizmente não poderão ser respondidas e de certo fica aqui minha frustração por querer ver mais de um potencial tão grande de um mangá que mostrou tão pouco. Mas se você ai tiver algum pensamento sobre o assunto, por favor manifeste-se!
Visto que o mangaká nos mostrou um certo "fechamento" em sua história, não creio que este possa ser relançado no futuro em outra revista, mas esta mente criativa de certo merece nossa atenção em relação a suas futuras obras.
................ FIM DE SPOILER !
------- LINKS PARA LEITURA
One-shot - Goblin Night (PT-BR) : http://centraldemangas.org/mangas/info/goblin-night
One-shot - Iron Knight + Capítulo 01 (PT-BR): http://centraldemangas.org/mangas/info/iron-knight
Iron Knight - 00 a 17.5 (ENG): http://mangafox.me/manga/iron_knight/
Nenhum comentário:
Postar um comentário